Diogo Marreiros 8º no Mundial de 10Km P/E onde foi BATIDO RECORDE MUNDIAL

Segundo dia de competições com grandes espetáculos, elevado nível, muita emoção e alguma polémica, no Mundial holandês com boa organização e muito público presente e  a assistir pela internet, no live streaming do canal da Federação Internacional – WORLD SKATE – http://www.worldskate.org/speed.

Mais uma vez o destaque português deste dia vai para o lacobrigense Diogo Marreiros, os adjetivos vão faltando para classificar a capacidade deste patinador. Foi 8º nos 10Km Pontos a Eliminar, uma prova de “loucos”, com velocidades e alternância de posições incríveis,  Tendo sido batido o Recorde Mundial por 12 segundos!!! Impressionante!! (antes 14,23,546 do Italiano Fábio Francolini e agora 14,11,168′‘ para o seu compatriota Daniel Niero!!). Diogo realizou o tempo de 14,18,799′‘ também ele melhor que o anterior melhor marca mundial!

Com eliminação de ex-campeões mundiais e com o campeão mundial em título, o espanhol Patxi Peula, ”apenas” a conseguir a 9ª posição e sem qualquer ponto!!.  

Marreiros com uma prova cautelosa inicialmente, perante o elevadíssimo ritmo imposto pelos patinadores coreanos, tentou pontuar (passar numa das voltas que atribuíam pontos, aos dois patinadores a passar à frente na meta), mas logo teve forte perseguição, conseguindo apenas um ponto que lhe permitiu mais uma excelente classificação, no top dez, com  o 8º posto. 

Marreiros repete top dez 8º nos 10Km P/E Diogo Marreiros 1Km

Venceu, pela segunda vez, o colombiano Alex Cujavante e repetiu-se o pódio, mas por ordem inversa, com o belga Swings a ser o vice campeão, sendo o bronze para o italiano Niero (chefe de fila da equipa onde Diogo está inserido, a BONT). Miguel Bravo foi 22º entre 50 participantes nesta prova: https://www.schaatsen.nl/media/36352/064-result_senior_men_e4_10_000_m_elimination_point_result.pdf

Marreiros repete top dez 8º nos 10Km P/E Portugal

Na prova de fundo, em Seniores femininos foi a também colombiana, Fabiana Arias que obteve o título mundial, confirmando o grande domínio desta seleção sul americana, que domina esta modalidade na última década. 

Na Velocidade, a surpresa veio da Áustria com o primeiro título para este país europeu, através de Vanessa Herzog campeã europeia em Lagos/2017, em femininos, tendo os colombianos Pedro Causil e Edwin Estrada feito a dobradinha. Os portugueses em ação foram Márcio Costa – 25º e António Freitas 34º entre 46 patinadores.

https://www.schaatsen.nl/media/36349/062-result_senior_men_e3_500_m___d_sprint_tournament_result.pdf

Nos Juniores Portugal deu um sinal da sua graça apurando Carolina Ferreira para a meia final, dezasseis melhores, mas a meia final não correu bem em relação à patinadora lusa, culminando com uma queda que a retirou da luta pelo acesso à final. Carolina foi 16ª e Ana Montenegro, foi 46ª entre 55 patinadoras:

https://www.schaatsen.nl/media/36350/060_result_junior_ladies_e3_1_000_m_sprint_tournament_result.pdf

Nos homens, juniores, Marco Lira foi 34º e Duarte Souza 46º, entre 59 patinadores: https://www.schaatsen.nl/media/36348/063-result_junior_men_e3_1_000_m_sprint_tournament_result.pdf

Para amanhã estão previstas, logo desde manhã, os apuramentos de 5Km Eliminar para os Juniores, a terceira e última prova para o apuramento para os Jogos Olímpicos da Juventude, em Buenos Aires, durante o mês de Outubro, e os apuramentos das estafetas americana de 3Km. Para a tarde estão previstas as finais.

Mais informações no site do Mundial: https://www.schaatsen.nl/kalender/2018/7/wk-inline-skaten-en/#!#generalinformation

Livestreaming das finais, a partir das 17h30 portuguesas em:

http://www.world-skate.tv/live/?liveId=A217BCEBB2594BDF8FE2E65131DBF6630292

Paulo Batista

Roller Lagos C.P.