Torneio Internacional de Patinagem de Velocidade Terras do Infante 

A décima sexta edição do grande torneio de Patinagem de Velocidade que anima o Algarve, vai acontecer entre 5 e 7 de Abril de 2019. A organização prevê a presença de muitos patinadores e de grande qualidade, de equipas de várias partes do mundo.

terras do infante - historial Terras do Infante – Historial TI 2019 296x300

Foi em 2003 que o Roller Lagos C.P. e a sua grande equipa de colaboradores, decidiram lançar mãos à organização de um Torneio Internacional desta emocionante modalidade que é a Patinagem de Velocidade. Um misto de atletismo e ciclismo, mas sobre rodas mais pequenas juntas às botas. Atingindo velocidades que podem chegar aos 60Km em reta, esta modalidade é um misto de adrenalina, cor, emoção e competitividade.

Inicialmente os dirigentes e técnicos do Roller Lagos basearam-se no maior torneio do mundo desta modalidade, Trophée des 3 Pistes, organizado em França anualmente no fim de semana da Páscoa e que junta mil patinadores de mais de vinte países, numa competição em três localidades e pistas diferentes. Assim as localidades escolhidas e envolvidas na primeira edição foram Aljezur, prova de estrada no primeiro dia, Lagos, prova em pista no segundo dia e, por fim, Vila do Bispo no terceiro e último dia com a prova de meia maratona. Nesta primeira edição participaram 140 patinadores, sendo os vencedores em Elites Feminina a portuguesa Célia Gonçalves do C.P. Madalena – Açores (a primeira e única portuguesa, até agora, a vencer o torneio) e em Elites masculinos também um português do Roller Lagos C.P. João Calado. 

Mas o maior destaque, que contribuiu e muito para a afirmação do Terras do Infante foi a presença de uma  seleção norte americana, uma das melhores do mundo, que venceu por equipas e a partir daqui ,e durante alguns anos, começou a visitar-nos com uma grande comitiva denominada “American Race Expedition” dirigida pelo lendário Mister Luther Alcorn.

Nos anos seguintes a estrutura do Torneio manteve-se, mas algumas novidades foram surgindo. Para além desta grande participação também a Câmara Municipal de Loulé se juntou ao evento, que passou a ser disputado em 4 dias, sendo a terça feira de Carnaval, e a avenida de Loulé, um dia extra de provas, com grande público e muita animação. Em 2004 os patinadores presentes ascenderam a 163, com vitórias para Jillian Rookard, USA e Alberto Aleman Marianistas – Espanha, e em 2005 a 179, com os primeiros lugares a serem ocupados pela espanhola do Pelayo – Roxa, Sheila Posada e o inglês Sutton Atkins, em representação da Powerslide Racing.

Em 2006 e pela primeira vez na história do evento foram ultrapassadas as duas centenas de patinadores, com 213 atletas em competição, sendo os vencedores a italiana Cinzia Ponzetti do C.P. Spinea e o espanhol Garikoitz Lerga, atual selecionador nacional espanhol, em representação dos Marianistas El Pilar. 

Mas no ano seguinte, 2007 esse número foi ultrapassado com 266 patinadores, aqui já sem a passagem por Aljezur, município que abdicou da prova, passando Lagos a ter dois dias, o primeiro em Estrada, na fantástica Avenida dos Descobrimentos, repleta de um público entusiasta e já conhecedor desta modalidade e o segundo em pista plana. 

A italiana Ponzetti voltou a vencer e foi a primeira a fazer a “dobradinha”. Nos homens o vencedor foi o campeão mundial Thomas Boucher, da seleção francesa que veio a Lagos fazer um estágio de vários dias e participou neste evento.

Os anos de 2008 e 2009 foram de alguma quebra no número de participantes, até porque o Carnaval foi no início de fevereiro, quando muitos patinadores europeus ainda não tinham calçado os patins. Nestes dois anos vencedores inéditos, a belga Britta Vantournhout e a francesa Letitia Le Bian, nas mulheres, nos homens, foi o “bis” do espanhol Patxi Peula, dos Marianistas El Pilar, ex-campeão mundial e atual europeu.

Seguiu-se a 8ª edição, o ano com maior número de participantes de sempre (até a aquele momento), 290, de 10 países e em representação de 39 clubes. Nos vencedores novamente novos nomes, Jessica Gaudesabos do Raps Team e o francês,campeão mundial, Yann Guyader, da Powerslide Mater World Team, sendo a primeira vez que uma equipa profissional esteve presente no Terras do Infante.

Na nona edição, em 2011, a novidade foi o pioneirismo deste torneio na transmissão em direto de todas as provas, via live streaming, com perto de 10 mil visualizações de em 40 países, Lagos esteve nos olhos do mundo. Foi o primeiro torneio internacional a ter honras de live streaming (até aqui só campeonatos da Europa e do Mundo o tinham tido). Um ano mais tarde o Tropheé des 3 Pistes seguiu o exemplo.

Na edição de 2011 foi a italiana do Rinascita di Ravena, Ylenia Zanotti, que subiu ao lugar mais alto do pódio, em Elites femininas e em masculinos o holandês Mark Horsten foi o mais pontuado, representando o Team ISP.

O ano de 2012 marcou outros fatos históricos, recorde de países presentes com 13 nações representadas, 269 patinadores de 38 clubes e os dirigentes do CEC (Comité European de Course) estiveram presentes a avaliar a inclusão desta competição no calendário das Taças da Europa. Gostaram muito e combinaram, com a organização e a Câmara Municipal de Lagos, a realização da edição de 2013 integrada no programa desta competição. 

Mas as dificuldades financeiras que o país passou, e a C.M.Lagos em particular, abortaram esta possibilidade. Não tendo o Roller Lagos C.P. reunido as condições e apoios financeiros a prova não se realizou, sendo a primeira vez desde 2003 que tal aconteceu. 

Os vencedores desta X edição foram Sheila Posa, Esp, em representação do club Patin Pelayo, consagrando-se como a segunda mulher a repetir a vitória no Algarve e, nos homens, a segunda vitória de sempre de um português Martyn Dias do Roller Lagos, que em 2010 se tinha sagrado Campeão Europeu de Juniores, um ano depois do seu colega de clube, Diogo Marreiros, o ter também conseguido. 

As provas foram todas em Lagos e em circuitos de estrada, pois a tão ambicionada Pista com relevê estava em construção.

Depois de um ano de interregno, sem apoio monetário oficial, em 2014, o torneio teve de ser redimensionado, terminando muitas das regalias que eram dadas aos participantes, baixa no prize money (de 3000 mil euros para 1500), mas marcando a inauguração da nova Pista com relevê, a melhor em Portugal e umas das melhores da Europa que trouxe a Lagos 273 patinadores, de 5 países e 32 clubes. Os campeões desta XI edição, elites, foram Ellen Van Catsye da equipa Cado Modus, ainda com idade de junior a bater as seniores, na área feminina e, nos homens Patxi Peula dos Marianistas que assim foi o primeiro, a ganhar por três vezes este torneio. Esta vitória serviu de embalagem para o espanhol se sagrar, em Novembro de 2014 na Argentina, Campeão Mundial na prova dos 10Km Pontos/Eliminar. 

O Torneio passou a realizar-se mais tarde na época, antes ou após a Páscoa, deixando as datas do carnaval, para poder receber mais patinadores. Todas as provas foram concentradas na Pista à exceção da prova de estrada 21,5Km com partida e chegada na avenida.

Para 2015 as novidades são provas apenas em dois dias (a falta de apoios monetários assim o obriga) e sempre na Pista, no formato Taça da Europa, com a presença de membros do CEC para analisar a possibilidade de entrada em 2016 no calendário. 

A organização conseguiu elevar o prize money para 2 mil euros e tentou convidar representantes de muitos países, seleções e equipas profissionais que vêm também a Lagos estagiar, após o exemplo do tetra campeão mundial Bart Swings e a sua equipa de gelo.

Mantiveram-se as transmissões em direto, obtiveram-se recordes, de participação, 355 patinadores (pela primeira vez acima dos 300) de 10 países e 45 clubes e provas em apenas dois dias, na Pista e Estrada, para a Meia Maratona, na manhã de domingo, para terminar em Pista na parte da tarde, num grande esforço organizativo. Foram vencedores desta edição, a alemã Katharina Rumpus e o português Diogo Marreiros.

Na edição seguinte a décima terceira edição, de 18 a 20 de março de 2016, participaram 358 patinadores, de onze países e quarenta e nove clube. Provas muito animadas, durante três dias, sempre em Pista e sem prova de estrada. Vencedores foram dois franceses, Juliette Pouydebat e Elton de Souza, ambos a estrearem-se a vencer o Terras do Infante. O Torneio cada vez mais conhecido estava na calha para integrar as Taças da Europa o que aconteceria no ano seguinte.

Assim em 2017 chegou o momento alto deste Torneio, ao comemorar  a 14ª edição obteve o estatuto de Taça da Europa, primeira etapa e ao mesmo tempo que Lagos se candidatava e obtinha a organização dos Europeus desta modalidade de 1 a 8 de Julho deste ano. Por isto esta foi a edição mais concorrida, aproveitando as equipas para conhecerem a Pista e prepararem os Campeonatos Europeus. Recordes todos batidos, 587 patinadores, de 17 países e 110 clubes. Provas muito emocionantes, diversos recordes da Pista e muitos campeões europeus e mundiais presentes. Venceram Aura Quintana da Colômbia e o espanhol Patxi Peula, que assim obteve a sua quarta vitória nas Terras do Infante (o patinador que até hoje venceu mais edições), por equipas foi novamente o Roller Lagos C.P. a vencer, pela 13ª vez e todas consecutivamente.

Em Julho Lagos teve o ponto alto na Patinagem de Velocidade com a organização do Campeonato Europeu, considerado por muitos o melhor de sempre, com provas em Pista, derrubando todos os melhores tempos das diversas distâncias, provas num adaptado circuito de estrada, no parque de estacionamento da escola Básica das Naus, junto à Marina de Lagos e a Maratona a decorrer no Autódromo Internacional do Algarve.

A 15ª edição, realizou-se entre 6 a 8 de Abril de 2018, contando com 553 patinadores de 16 países e com 104 clubes. O Torneio mais uma vez foi uma Taça da Europa, a segunda etapa deste ano, com provas muito interessantes e disputadas, voltando a ter um dia, a manhã de domingo na estrada, com a meia maratona, e terminando aí o Torneio, com a entrega de prémios. 

terras do infante - historial Terras do Infante – Historial Captura de ecr   2019 02 26   s 16

Os vencedores dos Seniores Elites foram, a belga, Sandrine Tas, múltipla campeã europeia e ex-campeã mundial e o francês, Valentin Thiebault, campeão mundial júnior, a competir pela primeira época em seniores, ambos representando a equipa profissional de marca, Powerslide Matter Racing. 

terras do infante - historial Terras do Infante – Historial Captura de ecr   2019 02 26   s 16

Estamos pois a entrar na décima sexta edição, onde mais uma vez a organização mantém o formato de três dias, dois de Pista e o terceiro de Estrada, na Avenida dos Descobrimentos, com provas dos espetaculares 100m e a Maratona, pela primeira vez este ano, maratona completa, com 42,195Km, em circuito à volta da cidade de Lagos. Conta a organização com a presença de meio milhar de patinadores de mais de cem clubes, vários campeões e ex-campeões europeus e mundiais, de mais de quinze países e perto de uma centena de clubes.

Destaque para a primeira aparição em Lagos, após os grandes resultados da época anterior, do Vice Campeão do Mundo e 3x vice Campeão Europeu, o lacobrigense Diogo Marreiros, que venceu em 2018, pelo terceiro ano, a Taça da Europa de Fundo.

Com um novo recorde de Prize money, com seis mil euros (6.000€), o maior de sempre, com prémios especiais para o Torneio, para os 100m e para a Maratona..

As imagens de Lagos serão transmitidas para todo o mundo, através do Live Streaming do canal do You Tube – Roller Lagos TV, com cobertura de todas as provas, séries/apuramentos, na parte da manhã de sexta feira, 5 de Abril e sábado, 6 de Abril, com inícios previstos para as 9h30, e finais de tarde e noite, sempre na Pista. O terceiro e último dia, apenas de manhã, começando às 9h e terminando pelas 13h com a entrega de prémios, na Avenida dos Descobrimentos, com vista para a extraordinária baía de Lagos. Razões mais que suficientes para visitar Lagos, a Pista da escola Secundária Júlio Dantas a dar um salto à Avenida dos Descobrimentos.

Se estiver perto do Algarve nestas datas, 5 a 7 de Abril de 2019, não hesite venha à Pista, com inclinação/relevê, da escola Júlio Dantas e à Avenida dos Descobrimentos, ver, com os seus próprios olhos, os mais rápidos do mundo sobre patins.

Existirão muitas surpresas a que este Torneio Internacional de Patinagem de Velocidade Terras do Infante, já nos vai habituando….

Programa de Provas

Sexta – 5 Abril 

A partir das 9h30 eliminatórias de todos os escalões 

13h – Cerimónia de Abertura

14h às 21h – Finais

Sábado – 6 de Abril – 

A partir das 9h30 eliminatórias de todos os escalões 

14h às 22h – Finais

22h – Entrega de Prémios da Taça da Europa e do Torneio

Domingo 7 de Abril

9h – Eliminatórias de 100m para Absolutos

10h – Finais escalões de formação

11h – Maratona

13h – Entrega de Prémios dos 100m, Maratona e Geral do Torneio escalões de formação