No segundo dia de estrada e quinto do mundial, disputou-se a prova de 20Km a eliminar, de manhã com as séries, onde os dois portugueses Marreiros e Pedro foram apurados com alguma facilidade, muito controlo e engenho.

Assim na final da tarde, os 32 apurados discutiam entre si o título e as três medalhas.

Prova muito nervosa, com muitos toques, puxões e empurrões, sobre o olhar complacente, sem ação e com poucas advertências dos juizes, perante tamanha confusão.

David Pedro resistiu enquanto pode e protegeu Diogo, mas acabou por ser eliminado numa fase inicial da prova, obtendo a 25ª posição, entre 56 patinadores.

Marreiros estava a fugir bem às eliminações, uma, do último a passar na meta, em cada duas voltas, quando não passando em último foi informado que tinha sido eliminado, aparecendo o seu nome, na transmissão televisiva, no quadro – ecrã gigante e sendo anunciado pelo speaker. 

O lacobrigense reagiu, levantando os braços, apontando para o patinador chileno que vinha atrás de si, mas perdeu o foco, a concentração, o ritmo e a colocação no grupo. Passados 150/200m dois patinadores, francês e holandês embrulham-se, caindo à frente de Diogo que seguia na última posição do grupo, devido à situação descrita anteriormente. A queda foi no meio, em termos de largura da estrada, o português desviou-se para a parte de dentro, mas o patinador francês Beddiaf foi deslizando para o lado de dentro. Diogo reagiu rápido e saltou por cima do francês mas, …. o espanhol Patxi Peula, ao desviar-se para dentro tocou nos marcos/pilares que definem a parte interna do circuito (que não têm água ou areia dentro, sendo por isso leves) e desviou um deles, no qual Diogo bateu na sua fase de aterragem, originando uma queda feia, de peito e braços à frente, não enrolando, mas estatelando-se de frente e de peito… não se levantou logo, foi eliminado e, após radiografia no hospital confirmou-se que a “pequena” dor que sentia no braço era uma fatura do rádio, perto do cotovelo, colocando-o fora do Mundial, com o braço imobilizado.

Foram situações lastimáveis, mais uma vez e primeiramente, da parte dos juizes, cronometrista, speaker, organização (como no dia anterior em relação à contabilização dos pontos) que resultou neste abandono precoce, da prova (9º lugar final) e do mundial da parte do Vice Campeão Mundial Diogo Marreiros.

Resultados desta prova:  https://www.schaatsen.nl/media/36491/144-result_senior_men_e4_20_000_m_elimination_result.pdf

Venceu e sagrou-se campeão mundial o belga Bart Swings, 2º lugar para o italiano Niero e 3º para o francês Nolan Bediaff.

CAROLINA 8ª NOS 10KM PONTOS Juniores

Finalmente o grande nível da patinadora do G.D. Lagoa Carolina Ferreira, apareceu na prova dos 10Km Pontos, tendo conseguido obter pontos em 3 tentativas/passagens pela meta, contabilizou 4 pontos e ascendeu, finalmente ao Top Dez, com um brilhante 8º lugar, entre 44 participantes. Ana Montenegro, a outra portuguesa em prova, agora conhecida e referenciada como Ana Oliveira, não foi apurada, tendo obtido o 33º lugar, pois foi a primeira não ser apurada para a final, mas aparece como 32ª, por ter alguém faltado à final !??.

https://www.schaatsen.nl/media/36487/141_result_junior_ladies_e3_10_000_m_points_result.pdf

Nos Juniores masculinos e na mesma prova, apenas chegou à final Tiago Resende, mas caiu na fase inicial, não tendo por isso conseguido melhor que o 32º lugar (último da final). Marco Lira, por sua vez, ficou-se pelos apuramentos e obteve o 35º posto, entre 52 participantes.

https://www.schaatsen.nl/media/36486/142-result_junior_men_e3_10_000_m_points_result.pdf

 Ainda em juniores realizou-se a prova de 1 volta ao circuito, onde nenhum português conseguiu aceder aos Quartos de final (16 melhores). As suas classificações foram:

Carolina Ferreira – 20ª e Maia Batista – 21ª em Juniores femininos, entre 45 patinadoras

https://www.schaatsen.nl/media/36490/145_result_junior_ladies_e2_lap_circuit_sprint_sprint_tournament_result.pdf

Marco Lira – 24º e Duarte Souza – 26º, entre 48 patinadores

https://www.schaatsen.nl/media/36489/146-result_junior_men_e2_lap_circuit_sprint_sprint_tournament_result.pdf

Para amanhã teremos o terceiro dia de estrada, apenas com as provas dos 100m, a partir das 18h no Livestreaming das meias-finais e das finais:

http://www.world-skate.tv/live/?liveId=A217BCEBB2594BDF8FE2E65131DBF6630292

Paulo Batista

Roller Lagos C.P.