Diogo “Arrasa” Record Nacional dos 5Km na estreia
Obtendo Mínimos para Mundiais, Europeus e Taças do Mundo
Durante o torneio Frillensee Cup, em Inzell, na Alemanha onde se encontra em estágio desde o final de janeiro, Diogo Marreiros conseguiu “esmagar” o record nacional de 5Km que estava na posse do único patinador de gelo Olímpico em Portugal, Fausto Marreiros (esteve nos JO de Inverno em Nagano/1998), melhorando-o em 13 segundos!
Numa magnífica pista integrada na Max Aicher Arena, o patinador algarvio conseguiu percorrer os 5Km, 12 voltas e meia à pista oval de 400m, em 6,44,67’, superando a melhor marca nacional que era de 6,57,52’, alcançando os mínimos para as Taças do Mundo, Campeonatos Europeus e Mundiais.
Na passagem aos 3Km superou o tempo do recorde nacional, passando em 4:05.50′ (o recorde nacional pertence também ao patinador olímpico português Fausto Marreiros com 4,11,85’).
Com esta extraordinária marca que fica apenas a 6 segundos do top 20 do Campeonato Mundial que se está a disputar na Holanda, Diogo Marreiros precisa apenas que a ISU aceite Portugal como um seu membro provisório, para participar em todas as Taças do Mundo de 2021/2 que servirão de apuramento para os Jogos Olímpicos de Beijing na China em Fevereiro de 2022, grande objetivo do patinador algarvio.
Importa referir que esta foi a primeira prova de 5Km que Diogo participou, foi a sua estreia na distância, tendo começado algo cauteloso, deixando o seu parceiro (prova feita a pares, com troca do interior para o exterior da pista de volta em volta) o francês Mathieu Belloir comandar. Marreiros acelerou nas últimas voltas e conseguiu a vitória nesta prova e o segundo lugar da geral, nesta distância. Os seus parciais demonstram alguma insegurança e cautela inicial:
“Senti-me bem, mais ansioso nas primeiras voltas mas depois respirei e entrei na técnica e consegui recuperar para acabar forte”, afirmou Marreiros no final da sua prova.
Referiu ainda “Eu fui sempre a controlar o meu adversário porque não tinha noção das voltas e não queria rebentar cedo demais”.
“Excelente resultado do Diogo, mas também bons os tempos do Miguel, nas suas primeiras vezes no gelo. Fico muito contente pelo Diogo ter melhorado um record meu que já tinha 25 anos. Estou certo que a evolução do Diogo e do Miguel vão permitir que melhorem todos os meus tempos e isso deixa-me feliz. Espero que a ISU aceite Portugal como membro, para o país poder continuar a evoluir, com estes e outros patinadores. E estou disposto a ajudar a esta evolução.”
Diogo já pensa nos dois próximos fins de semana onde terá mais duas competições. Sábado e Domingo próximos competirá nos 1500m e 3Km, noutra etapa da Frillensee Cup, novamente com intuito de melhorar os recordes nacionais que estão na posse de Paulo Peralta e Fausto Marreiros, e finalmente no fim de semana de 26 a 28 de fevereiro participará no Torneio Internationales Rennen, na mesma pista, nas provas de 5Km na sexta, 1500m no sábado e Mass Start no domingo, a prova onde irá tentar, em 2021/2, alcançar uma vaga para os Jogos Olímpicos de Inverno.
O outro patinador luso e também do Roller Lagos C.P. que está a participar neste estágio é Miguel Bravo que se está a estrear no gelo.
Sem experiência fez hoje as suas primeiras provas cronometradas no gelo, com 42,47” nos 500m, sendo 13º e 3º nos 1500m com 2,05,62’, mostrando já alguma evolução em pouco tempo e contacto com esta nova variante com lâminas, em lugar das rodas a que está habituado. Também ele irá participar nas competições que se seguem.
Resultados completos em:
https://www.dec-inzell.de/wp-content/uploads/Results_FC_20210213.pdf
Recordes Nacionais de Portugal (atualizados 13 fev.2021)
Paulo Baptista, 13 fev./2021
Deixe o seu comentário