DIOGO VICE CAMPEÃO MUNDIAL 10KM Pontos

//DIOGO VICE CAMPEÃO MUNDIAL 10KM Pontos

DIOGO VICE CAMPEÃO MUNDIAL 10KM Pontos

Emocionante … Brilhante … COM MUITA CLASSE E AINDA MAIS SACRIFÍCIO DIOGO MARREIROS SAGROU-SE VICE CAMPEÃO MUNDIAL!! 

DIOGO VICE CAMPEÃO MUNDIAL 10KM Pontos Diogo 10km P

Foi na prova de 10Km por pontos, cinquenta e cinco patinadores (55) em representação de 33 países, participaram nos apuramentos, na parte da manhã. Diogo e David Pedro, com relativa facilidade apuraram-se para a final da tarde, onde alinhariam os trinta e dois melhores atletas. 

Na final os nervos eram muitos, imensos candidatos à vitória, nível elevadíssimo e grande competitividade, olhos postos no atual campeão mundial o alemão Rijhnen, no recordista do mundo de maratona e vice campeão olímpico de gelo Bart Swings, no bi-campeão mundial em pista, o colombiano Alex Cujavante, no super campeão neo zelandez Peter Michael, ainda atenções para o vice campeão mundial em Pista o italiano Daniel Niero, os franceses Bediaf e Fernandez, o argentino Kuwada e o espanhol Peula, todos eles já campeões mundiais ao longo das suas carreiras.

DIOGO VICE CAMPEÃO MUNDIAL 10KM Pontos 10KmPontos inicio

A prova, como se esperava, começou muito nervosa.

O nosso campeão levou uma pancada na face, saltando-lhe os óculos e fazendo um corte no rosto … e aqui começou o Sacrifício!

Por outro lado Swings, Michael e Cujavante lançaram-se aos primeiros pontos, como se não houvesse amanhã. Depois de terem, entre si, disputado os primeiros pontos, o pelotão acalmou e antevia-se mais uma saída e fuga.

Foi a altura de outro trio se isolar com Niero, Kuwada e Bediaf, que permaneceram isolados durante perto de quatro voltas e amealharam alguns pontos. Mais uma pequena acalmia quando este grupo foi alcançado pelo pelotão e eis que alguns patinadores tentaram a sua sorte, entre eles o português Marreiros.

DIOGO VICE CAMPEÃO MUNDIAL 10KM Pontos Diogo Pontos

Desta tentativa de ir a pontos e devido a algum desgaste no pelotão, resultou uma fuga de quatro patinadores, onde o campeão mundial de 2017 Rijhnen era acompanhado de Marreiros, o colombiano Zapata e o equatoriano Matute. Foram lutando entre si, mais do que colaborando, mas o pelotão não reagia e ganharam perto de meia volta de vantagem.

O ritmo era muito elevado, o cansaço e o sofrimento enorme, o português batia-se como um leão e ia amealhando pontos, mas … os fugitivos foram quebrando fisicamente, primeiro foi o alemão, campeão mundial a descolar, depois o equatoriano Matute, acabando por ficar Zapata e Marreiros.

O pelotão começou a reduzir o espaço e a cerca de 4 voltas do fim encostou nos da frente, comandado pelo belga Swings, que conseguiu 2 pontos, tendo Diogo obtido um ponto, antes de ser absorvido pelo pelotão que já estava em velocidade de cruzeiro para o sprint final.

Nas últimas voltas apareceram Peula e Niero, tendo este acabado por chegar em primeiro à meta, conseguindo os 3 pontos finais…. o quadro eletrónico marcava os pontos e DIOGO MARREIROS  era Vice Campeão Mundial e Zapata, o colombiano o campeão do mundo… ambos com 12 pontos, o desempate era feito pelo ordem de chegada na última passagem pelo meta, Zapata foi 15º e Diogo 16º, assim por uma posição Marreiros, não foi Campeão Mundial…   

DIOGO VICE CAMPEÃO MUNDIAL 10KM Pontos Diogo 10Km P Chegada

DIOGO VICE CAMPEÃO MUNDIAL 10KM Pontos Bandeiras 300x225 DIOGO VICE CAMPEÃO MUNDIAL 10KM Pontos Diogo 10km P p  dio e1530831467767 300x136

É um hino ás qualidades e ao investimento que Diogo Marreiros tem feito, ao longo de quase duas décadas de carreira e treino duro nesta modalidade. Está de parabéns o patinador lacobrigense, o melhor de todos os tempos em Portugal, que vem fazendo história desde os seus 14 anos de idade, com medalhas e títulos inéditos para o nosso país. De parabéns também o seu clube, os seus pais, treinadores, colegas de treino e dirigentes, bem como os patrocinadores, apoiantes individuais, empresarias e institucionais e colaboradores que o levam a estes patamares de excelência.

DIOGO VICE CAMPEÃO MUNDIAL 10KM Pontos Diogo e a medalha

Marreiros afirmou:”Estou muito contente com este resultado, agradeço a todos que  me apoiaram ao longo de toda a minha carreira. Fiquei muito perto de ser campeão mundial e isso dá-me mais motivação, para continuar a tentar alcançar o lugar mais alto do pódio“.

DIOGO VICE CAMPEÃO MUNDIAL 10KM Pontos Diogo 10km P p  dio 1

David Pedro foi 21º nesta prova, mostrando boas capacidades, perante tão elevado ritmo que a mesma teve, levando à desistência de nomes como Peter Michael, Lívio Wenger e Di Stefano. 

https://www.schaatsen.nl/media/36462/114-result_senior_men_e3_10_000_m_points_result.pdf

Na outra prova de Seniores, 1 volta ao circuito, Márcio Costa, 22º e António Freitas37º, entre 49 patinadores, sagrou-se campeão mundial o fortíssimo colombiano Edwin Estrada.

Os Juniores tiveram a prova de 20Km Eliminar e apenas Carolina Ferreira conseguiu chegar à final, onde foi 20ª entre 50 patinadoras, Ana Montenegro foi 35ª, ficando-se pelos apuramentos: https://www.schaatsen.nl/media/36456/109_result_junior_ladies_e4_20_000_m_elimination_result.pdf

em masculinos Marco Lira obteve a 33ª posição e Tiago Resende foi 43º e vítima de queda: https://www.schaatsen.nl/media/36457/110-result_junior_men_e4_20_000_m_elimination_result.pdf 

A Worldskate – Federação Internacional da Patinagem de Rodas, apresentou os vinte e quatro, 12 mulheres e 12 homens, Juniores que estarão nos Jogos Olímpicos da Juventude, sem portugueses, como se esperava pois a FPP e o Comité Olímpico não concretizou um plano a médio prazo que desse condições para que os patinadores lusos pudessem lutar por este sonho… esperemos pelo próximo ciclo olímpico, que em termos de jovens é de dois anos… e que se aprenda com os erros e inação agora exibidos….

DIOGO VICE CAMPEÃO MUNDIAL 10KM Pontos Apurados Jogos Ol  mpicos

  

Para amanhã teremos o segundo dia de estrada com a prova de 1 volta e 10Km pontos para os juniores e 20Km a eliminar para os Seniores, a partir das 8h com os apuramentos e 16h15 as finais, onde poderemos ver o novo vice campeão mundial, Diogo Marreiros, a partir das 19h no Livestreaming das finais:

http://www.world-skate.tv/live/?liveId=A217BCEBB2594BDF8FE2E65131DBF6630292

Paulo Batista

Roller Lagos C.P.

2018-07-07T09:52:10+00:00Julho 5th, 2018|Velocidade|0 Comments

Leave A Comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.