DIOGO 2x Vice Campeão Europeu 1Km e Estafetas

//DIOGO 2x Vice Campeão Europeu 1Km e Estafetas

DIOGO 2x Vice Campeão Europeu 1Km e Estafetas

 Imparável!!!  O melhor patinador português de todos os tempos, Diogo Marreiros, no terceiro e último dia dos Europeus de Pista (19 de Agosto), subiu ao pódio duas vezes para receber medalhas de prata, elevando para nove o número de medalhas de Portugal, em toda a sua história, nesta modalidade, oito delas com a participação do fenómeno lacobrigense.

DIOGO 2x Vice Campeão Europeu 1Km e Estafetas Diogo e a medlaha 1Km

Com resultados ímpares o patinador algarvio do Roller Lagos C.P., com 26 anos de idade, está na sua melhor forma de sempre.

De manhã participou nas séries de apuramento de 1Km, tendo vencido a série e garantido acesso à meia final.

Depois, na meia final, na prova mais rápida de sempre nesta pista, foi segundo atrás do patinador da casa, o belga do Zandvoorde, Mathias Voste, tendo ambos os patinadores conseguido melhor tempo que o atual recorde mundial. Este está na posse de Bart Swings, obtido nesta pista, em 2013, durante o Campeonato Mundial que aqui se disputou, e é de 1,20,923’, pois Voste e Marreiros realizaram, na meia final 1,20,682’ e 1,20,816’, conseguindo apuramento para a grande final, com os oito melhores patinadores dos 31 participantes de 14 países, onde não esteve Dylan Scrivens, patinador do Roller Lagos em representação da seleção do Reino Unido, que foi 19º na geral.

Resultados meia final: http://oostende2018.eu/sites/default/files/results/1-2/156_SM_1000m_Semi_RESULTS.pdf

Recordes Mundiais: http://www.worldskate.org/speed/honor-roll.html

Na final a emoção foi imensa, Voste, medalhado de bronze nas provas de 300 e 500m destes europeus, saiu na frente seguido de Marreiros e do francês Giraudeau, medalhado de prata na prova de 15Km eliminar, ontem. 

Entretanto ataque do bi campeão europeu de 300m e 500m, o alemão Albrecth, que teve resposta rápida do belga, mas o português perdeu a posição, passando para quarto atrás do holandês Rick Schipper. 

Voste ia aumentando o ritmo e Diogo perdia as possibilidade de melhorar a sua posição. Na recta da meta, à entrada da última volta Diogo atacou por fora, mas apenas conseguiu subir uma posição, ficando em 3º foi grupo e deixando tudo para a última volta. O belga continuava no controlo o francês esperava e Marreiros desesperava. 

Na última curva Diogo lançou-se com tudo e na reta da meta, por fora, atacou a segunda e a primeira posições e chegou à prata, ficando a 19 milésimos de segundo, do título tão pretendido.

DIOGO 2x Vice Campeão Europeu 1Km e Estafetas Diogo 1Km

 

DIOGO 2x Vice Campeão Europeu 1Km e Estafetas 1Km Photo finish b 

Vitória de Mathias Voste, BEL, em 1,23,072’, 2º Diogo Marreiros, POR, com 1,23,091’ e 3º Quentin Giraudeau, FRA com 1,23,110’, numa chegada arrepiante, eletrizante e muito festejada pelo imenso público presente, afeto à seleção organizadora.

Resultados: http://oostende2018.eu/sites/default/files/resultaten/163_SM_1000m_FINAL_RESULTS.pdf

DIOGO 2x Vice Campeão Europeu 1Km e Estafetas P  dio Diogo 1KM

Mas Marreiros não ficou por aqui, integrando a estafeta portuguesa, que participou na prova de 3Km Estafeta Sénior, conjuntamente com os patinadores do G.D.Lagoa, Miguel Bravo e David Pedro, na parte da manhã participaram nos apuramentos e conseguiram, com o 2º lugar na série o acesso á final da tarde.

Na final, última prova dos Campeonatos Europeus em Pista, a estafeta Senior com 3Km, três patinadores por equipa, juntava as seis melhores seleções da Europa (das oito que participaram): Itália, Bélgica e Espanha, apuradas na 1ª série e França., Portugal e Holanda que garantiram acesso á final na segunda série.

A prova começou muito disputada, com alternâncias no comando e alguma confusão nas passagens, na reta da meta, em que o patinador activo empurra, obrigatoriamente com as duas mãos o patinador que entra em pista para o substituir. Seis equipas, cada uma com um patinador activo e outro para receber, num espaço de 6 metros de largura gera muita confusão.

Portugal acentava a sua estratégia em manter-se junto ao grupo e esperar, a magia e grande capacidade do seu último patinador a entrar em prova, que iria fazer a última volta, o poderoso e já 2x vice campeão europeu em 2018, Diogo Marreiros. 

Para isso contava com Miguel Bravo no primeiro percurso e na antepenúltima das 15 voltas da prova (5 para cada patinador) e o fortíssimo, a empurrar, David Pedro, que sendo o segundo e penúltimo, empurrava o veloz Marreiros, com tanta força que o talento português voava e recuperava algum do espaço que a equipa ia perdendo, nos outros percursos. 

DIOGO 2x Vice Campeão Europeu 1Km e Estafetas Portugal estafetas Equipa VCEuropeia 1

Na confusão das transmissões, na parte final da prova, houve uma queda de duas seleções, perda de ritmo de outras duas, isolando-se Itália e Holanda. desta confusão  resultou a desclassificação da França e posteriormente da Bélgica, estando Portugal e Espanha atrasados em relação aos dois países em fuga. 

Na última volta Diogo recebeu o forte impulso de David Pedro, com atraso de 10/15 metros para as duas equipas da frente, consegui juntar-se ao representante holandês e ultrapassá-lo à entrada da última curva e ainda se aproximou de Niero, o italiano que fez o último percurso, carimbado a prata para Portugal, apenas a metro e meio de distância para o 1º lugar, com 12 centésimos de segundo…

DIOGO 2x Vice Campeão Europeu 1Km e Estafetas Chegada Estafeta seniores

Resultados: http://oostende2018.eu/sites/default/files/resultaten/169_SM_3000mRELAY_FINAL_RESULT.pdf  

DIOGO 2x Vice Campeão Europeu 1Km e Estafetas P  dio estafetas

Destaque ainda para os excelente 5º lugar de Andreia Canha, na prova de 1Km  seniores femininos.

DIOGO 2x Vice Campeão Europeu 1Km e Estafetas Andreia Canha 1Km

Também os 4º e 6º lugares de Ana Montenegro e Sofia Caetano respetivamente, em Youth, também na prova de 1 Km.  

 

DIOGO 2x Vice Campeão Europeu 1Km e Estafetas Ana Montenegro 4   1Km 1

DIOGO 2x Vice Campeão Europeu 1Km e Estafetas Sofia Caetaano

Além disto a equipa de Juniores masculino foi 4ª na estafeta, com Tiago Resende, Vasco Martins e Duarte Souza e os Youth masc. foram 5ºs também na estafeta. 

Por sua vez o patinador do Roller Lagos C.P., Trystyn Scrivens em estreia em Europeus, obteve hoje a melhor classificação até ao momento, ao ser 13º nos 1000m, onde chegou à meia final, entre 31 patinadores participantes.

DIOGO 2x Vice Campeão Europeu 1Km e Estafetas Trystyn 1

Segue-se um merecido dia de descanso e adaptação ao circuito de Estrada, para a segunda parte destes Campeonatos Europeus.

Terça feira realizar-se-ão os 200m c/r e as provas de Pontos, com distâncias entre os 8 e os 10Km.

Livestreaming das finais, a partir das 14h portuguesas em: http://live.speedskate.tv

DIOGO 2x Vice Campeão Europeu 1Km e Estafetas logo 400 1

Resultados e informações diversas no site da competição: http://www.oostende2018.eu/nl/resultaten

Paulo Batista – Roller Lagos C.P.

2018-08-19T23:35:47+00:00Agosto 19th, 2018|Terras do Infante|0 Comments

Leave A Comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.