DIOGO 3x Vice Campeão Europeu

//DIOGO 3x Vice Campeão Europeu

DIOGO 3x Vice Campeão Europeu

Diogo Marreiros no seu melhor europeu de sempre continuou a quebrar barreiras e a fazer história.

Diogo Marreiros europeu DIOGO 3x Vice Campeão Europeu Picture1

Desta vez fez o melhor resultado individual de sempre de um patinador luso em Europeus de Seniores, medalha de prata, não por uma, mas por duas vezes e juntou a isso uma medalha de para na estafeta de Pista (inédito em Portugal – Seniores) com os colegas de seleção David Pedro e Miguel Bravo.

Marreiros subiu ao segundo lugar dos pódio em três provas de Pista, primeiro nos 10Km P/E, obtendo 12 pontos, contra os 19 do vencedor o italiano Daniel Niero, depois foi nos 1000m, onde na meia final ele e o patinador belga Mathias Vosté, superaram o recorde mundial, baixando de 1,20,923’ para 1,20,682’ (Vosté) e 1,20,816’ (Marreiros). Na final Vosté foi o mais forte, mesmo apesar da recuperação do Diogo de 4º para 2º, em volta e meia e chegando a 19 milésimos  do título, cerca de 19 centímetros….

Por fim e passados alguns minutos, depois da final dos 1000m, colaborou na Prata da estafeta portuguesa, Miguel, a partir e a fazer a antepenúltima volta, David no 2º percurso e na penúltima volta e Diogo na terceira e última volta, esta uma volta supersónica que fez Portugal atingir a prata a um metro e vinte do ouro.

Foi um Europeu de Sonho, onde Portugal conquistou, em Seniores 4 medalhas, três de Prata e uma de Bronze, tantas quantas tinha conquistado até aqui. Em 2001, bronze por Célia Gonçalves, ainda com idade de Junior, em, 2008, Diogo Marreiros, bronze na maratona, com 16 anos de idade (o patinador mais jovem de sempre a conquistar uma medalha em Europeus Seniores/Absolutos, feito que ainda hoje se mantém), em 2014 Portugal, com Ricardo Esteves, Martyn Dias e Diogo Marreiros foi Bronze em Geisingen – Estafeta de Estrada e por último em 2017, a estafeta, mais uma vez em estrada, composta por Márcio Costa, David Pedro, Martyn Dias  e Diogo Marreiros foi Prata em Lagos.

europeu DIOGO 3x Vice Campeão Europeu Picture2

De salientar que Diogo Marreiros esteve em 7 dessas 8 medalhas até agora conquistadas em toda a história da Patinagem de Velocidade em Portugal, elucidativo e impressionante!

Para além de Diogo Marreiros participaram neste europeu mais três patinadores do Roller Lagos C.P. – Duarte Souza em Juniores e representando Portugal, Dylan Scrivens e o seu irmão Trystyn Scrivens que representaram a seleção do Reino Unido – Grã-Bretanha  em Seniores e Youth, respetivamente, Trystyn em estreia absoluta, Dylan no seu primeiro ano de seniores.

europeu DIOGO 3x Vice Campeão Europeu Picture3europeu DIOGO 3x Vice Campeão Europeu Chega Estafeta e p  blico 300x226

Duarte Souza conseguiu dois bons 5º lugares, nos 300m contra relógio, com 25,690’’, entre 17 patinadores e nos 500m. ambos em Pista, entre 19 patinadores, o que lhe deverá conferir, o tão almejado estatuto de Alto Rendimento, que já perseguia há três anos.

europeu DIOGO 3x Vice Campeão Europeu Picture4
europeu DIOGO 3x Vice Campeão Europeu Picture5

Dylan Scrivens, no escalão mais competitivo e exigente destes campeonatos, os Seniores masculinos, ainda por cima no primeiro ano do escalão e após dois europeus como Junior, tentou fazer o melhor e adaptar-se aos ritmos e competição dos mais capazes desta modalidade, obtendo como melhor resultados, 18º entre 20 patinadores nos 500m, 19º entre 31 patinadores nos 1000m, isto na Pista, na estrada foi 21º entre 28 pat., nos 20Km E; 23º entre 27 10Km Pontos, 17º entre 21 na volta e 28º entre 51 na maratona, não tendo concluído a prova.

europeu DIOGO 3x Vice Campeão Europeu Picture6

Quanto a Trystyn Scrivens, o mais jovem de todos estes patinadores do Roller lagos C.P., participando em Youth, obteve os seguintes resultados: 15º nos 300m, entre 25 pat. com 27,204’’; 16º entre 32 nos 5Km P; 17º entre 33 nos 5Km Eliminar; e 13º entre 31 nos 1000m isto na Pista. Na estrada foi 16º entre 32 nos 8Km Pontos; e 22º entre 34 nos 15Km Eliminar, demonstrando que está no bom caminho para entrar no top ten europeu, em próximas edições.

A seleção portuguesa esteve em bom nível conquistando, no total de todos os três escalões em disputa, Youth, Juniores e Seniores, oito medalhas (em Lagos/2017 tinha obtido 3, uma de prata e duas de bronze), sendo o , entre 21 países participantes, no medalheiro geral. Onde se destacou a Itália, mais uma vez, crónico vencedor deste ranking com 72 medalhas (23 de ouro, 30 de prata e 19 de bronze), mas a notícia é a Espanha (que normalmente fica em 4/5/6º lugar), foi a segunda, a apenas 2 medalhas de ouro de distância da Itália… Estará o domínio italiano com os dias contados… até porque em 2019 os World Roller Games serão em Barcelona!!!

europeu DIOGO 3x Vice Campeão Europeu Picture8 300x137
europeu DIOGO 3x Vice Campeão Europeu Picture7

É pena não existir uma classificação por pontos, como existia anteriormente, para que estas flutuações, evoluções e regressões se verificassem com maior acuidade e não apenas em relação aos pódios.

Para Portugal que participou com 16 patinadores e em relação às medalhas, em Youth conquistou três de bronze, uma em femininos e duas em masculinos, em Juniores, uma de Prata em femininos, mas teve o ponto alto especialmente em Seniores, sob o efeito do fenómeno Diogo Marreiros, conseguindo quatro medalhas, três de prata e uma de bronze, todas em masculinos.

europeu DIOGO 3x Vice Campeão Europeu Picture8

Em termos individuais realçar a excelente segunda posição, na prova de maratona, por parte de Carolina Ferreira, em Juniores femininos, um dia após receber a excelente notícia que irá representar Portugal nos Jogos Olímpicos da Juventude, em virtude das quotas da modalidade terem aumentado de 12 para 14 patinadores, em cada género.

Portanto está duplamente de parabéns a patinadora do G.D. Lagoa, a quem endereçamos votos de uma grande estreia como patinadora Olímpica, a primeira vez que esta espetacular modalidade vai participar em eventos desta magnitude, e logo com a presença de Portugal, esperando todos que seja a primeira de muitas!

europeu DIOGO 3x Vice Campeão Europeu Picture9

Outro grande destaque individual para Marco Lira, o promissor patinador e muito jovem, primeiro ano de escalão, representando o C.D.R. Prazeres, clube da Madeira que vem, juntamente com outros clubes da região, realizando um magnífico trabalho nesta modalidade, obteve duas medalhas de bronze, nos 500m em Pista e nos 8Km Pontos em Estrada, a deixar grandes expectativas para os europeus de 2019.

europeu DIOGO 3x Vice Campeão Europeu Picture10
europeu DIOGO 3x Vice Campeão Europeu Picture11

Ainda referência, no âmbito das medalhas para Ana Montenegro e Maria Silva, ambas do A.D.A. Canelas, outro clube com um grande trabalho nesta modalidade, que obtiveram bronze na estreia da prova de estafeta curta (500m, com dois patinadores) em Europeus.

Segue-se, em termos de calendário, a prova 6h Jumbo, no primeiro fim de semana de Setembro, pela primeira vez em Portugal uma prova deste género. Depois, em Outubro de 6 a 18, os Jogos Olímpico da Juventude, com a estreia da Patinagem de Velocidade e com a presença de Portugal, com a patinadora Carolina Ferreira, para depois nos dias 20 e 21 ser o Campeonato nacional Absoluto de Estrada.

As provas do Europeu podem ser revistas, para quem não assistiu ao Live streaming em:

http://live.speedskate.tv

Resultados e informações diversas no site da competição: http://www.oostende2018.eu/nl/resultaten

Paulo Batista – Roller Lagos C.P.

2018-08-27T13:56:07+00:00Agosto 26th, 2018|Velocidade|0 Comments

Leave A Comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.